GERENCIAMENTO DE FROTA: COMO A TECNOLOGIA AJUDA ESSE PROCESSO?

  26/01/2022 - Por : - -

Você já parou para pensar na importância da tecnologia para o gerenciamento de frota? Na verdade, os recursos tecnológicos impactaram todas as atividades e revolucionaram os processos. Na logística não foi diferente.

A gestão da frota se torna muito mais eficiente com a tecnologia, o que influencia as entregas e a satisfação do cliente.

Como resultado, a empresa tem uma imagem melhor perante consumidores e fornecedores.

No entanto, quais foram os verdadeiros pontos positivos da implantação da tecnologia nesse processo?

É o que vamos responder neste post.

Quer saber mais? Acompanhe a partir de agora:

Otimização dos processos de gerenciamento

A gestão de frota atualmente contempla diferentes funções, que vão desde o controle de combustível até o desempenho do motorista, passando pela rotina de manutenções e custos operacionais.

Isso só é conseguido porque há softwares específicos para o gerenciamento dos veículos.

Os resultados são imediatos e a empresa rapidamente alcança mais eficiência em sua gestão.

Ao mesmo tempo, o gestor tem uma visão mais ampla e sistêmica do processo de transporte e consegue acompanhar em tempo real todos os aspectos relevantes sobre o assunto.

Desse modo, é possível tomar melhores decisões e intervir sempre que achar necessário a fim de melhorar as operações.

Disponibilidade maior de dados

A prática da gestão de frotas gera dados, que, quando interpretados, se tornam informações relevantes para o negócio.

Pela tecnologia é possível ter mais segurança e disponibilizar mais dados, porque os veículos estão conectados e possuem sistemas que enviam informações o tempo todo.

Os sistemas tecnológicos também ajudam a reunir os dados e os tornam acessíveis para as empresas.

Desse modo, elas podem usá-los estrategicamente para otimizar os processos e obter um diferencial competitivo.

Geralmente, as informações ficam disponíveis na nuvem e podem ser acessadas de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Isso evita o uso de ferramentas manuais e burocráticas, como é o caso dos relatórios e planilhas.

Melhoria da distribuição dos veículos

A entrega é uma das etapas que tem o maior impacto financeiro na cadeia logística.

Por isso, os empreendedores precisam sempre buscar alternativas para reduzir custos e executar atividades estratégicas.

A tecnologia também ajuda, porque os softwares de gestão logística trabalham de forma integrada a outros sistemas e, com isso, fica mais fácil distribuir os veículos de acordo com a necessidade das entregas.

O resultado é uma alocação mais econômica e eficiente, que considera o caminhão mais adequado para o tipo de carga transportada.

Assim, demandas próximas e de volume menor são encaminhadas em um veículo menor para evitar o desperdício de capacidade.

Observe que essa vantagem otimiza os custos e as entregas, porque o sistema informa a forma mais adequada de realizar determinada entrega.

Controle mais qualificado e eficiente

Um dos problemas na gestão de frotas é acompanhar o deslocamento dos motoristas.

A tecnologia resolveu essa questão, porque facilitou a comunicação entre a empresa e o colaborador.

É possível monitorar o veículo e ainda estar em comunicação contínua com o motorista de qualquer lugar.

As centrais de monitoramento recebem informações sobre o transporte, inclusive dados sobre consumo de combustível, posição do veículo, tempo de viagem etc.

A partir dessas informações, o gestor pode analisar o desempenho do motorista e do caminhão, identificar situações que exigem correção (por exemplo: excesso de combustível), detectar ultrapassagem de limite de velocidade, entre outras vantagens.

Segurança maior nos deslocamentos

A tecnologia traz mais segurança à empresa e ao motorista. Isso acontece porque o gestor consegue visualizar a operação dos caminhões e pode fiscalizar, identificar problemas, ter certeza de que a legislação está sendo cumprida e mais.

Já em caso de incidentes mais graves, como o roubo de cargas, a tecnologia possibilita agir mais rapidamente, porque o caminhão é acompanhado em todo o seu percurso.

Assim, qualquer desvio de rota é imediatamente comunicado à polícia.

Entendeu como a tecnologia ajuda no gerenciamento de frota?

Aproveite para saber mais sobre por que deve adotar o monitoramento de cargas na sua empresa.

FAQ

Como a tecnologia ajuda esse processo de gerenciamento de frota? 

Saiba que uma das formas de gerenciamento de frota como a tecnologia ajuda esse processo, é através da otimização dos processos de gerenciamento. Isso porque hoje em dia a gestão de frota contempla as diferentes funções, que vão desde o controle de combustível até o desempenho do motorista, passando pela rotina de manutenções e os custos operacionais.

A disponibilidade maior de dados também é uma das formas de como a tecnologia ajuda esse processo, pois, pela tecnologia é possível ter mais segurança e disponibilizar mais dados, isso porque os veículos estão conectados e possuem os sistemas que enviam as informações o tempo todo. Sem falar que os sistemas tecnológicos eles também ajudam a reunir os dados e os tornam acessíveis para as empresas. 

Proporciona também a melhoria da distribuição dos veículos, onde a entrega é uma das etapas que possui o maior impacto financeiro na cadeia logística. Sendo por isso, que os empreendedores precisam sempre buscar as alternativas para a redução dos custos e a execução das atividades estratégicas. 

A tecnologia também ajuda, porque os software de gestão logística trabalham de maneira integrada a outros sistemas, ou seja, com isso fica bem mais fácil a distribuição dos veículos de acordo com a necessidade das entregas. E o resultado disso é a alocação bem mais acessível e eficiente, que considera o caminhão mais adequado para o tipo de carga a ser transportada. 

Assim, as próximas demandas e que são de volumes menores são encaminhadas em um veiculo menor para assim evitar o desperdício de capacidade. Terá controle mais qualificado e mais eficiente, pois, um dos problemas na gestão de frotas é o acompanhamento do deslocamento dos motoristas.  

Então com a tecnologia foi resolvido essa questão, isso porque gerenciamento de frota a tecnologia ajuda esse processo porque facilitou a comunicação entre a empresa e o colaborador. Pois, é possível monitorar o veiculo e ainda estar em comunicação continua com o motorista de qualquer lugar. 

Com gerenciamento de frota a tecnologia ajuda esse processo através das centrais de monitoramento que recebem as informações sobre o transporte, inclusive até dos dados sobre o consumo de combustível, a posição do veiculo, o tempo de viagem, entre outros. 

A segurança maior nos deslocamentos, pois, com a tecnologia que traz mais segurança a empresa e ao motorista, isso acontece porque o gestor consegue ver a operação dos caminhões e pode fiscalizar, identificar os problemas e ter a certeza de que a legislação está sendo cumprida. Com o gerenciamento de frota a tecnologia ajuda esse processo em incidentes mais graves, como por exemplo: o roubo de cargas, com a tecnologia possibilita a ação mais rápida, porque o caminhão é acompanhado em todo o seu percurso e com isso qualquer desvio de rota é possível comunicar as autoridades competentes. 

4.4/5 - (12 votes)

Avalie esse Post

4.4/5 - (12 votes)