GESTÃO DE CRISE. ESTRATÉGIAS PARA O SETOR DE COMPRAS

  13/01/2015 - Por : -

Em meio a grandes dificuldades financeiras surgidas com a instabilidade da economia global e, em 2014 um ano onde a Copa do Mundo e as eleições auxiliaram em grande parcela para o aumento da indecisão a respeito do futuro.

As empresas passaram a sentir o efeito de queda nas vendas e na produtividade e ligaram seus radares de alerta para uma suposta crise que possa atingir a economia, por isso você deve melhorar a gestão de crise.

Em paralelo a este cenário, há alguns setores dentro das empresas que devem ser analisados com cautela atuando estrategicamente em um momento delicado da economia.

Um destes setores é o de Compras, responsável pela aquisição de matéria-prima, bens, serviços, negociação de diversas naturezas, melhore sua gestão de crise…

Esse setor é uma das bases da organização, pois é responsável por:

– realizar cotações;
– negociar com fornecedores e transportadoras;
– negociar preços, prazos e formas de entrega;
– pesquisar e negociar com novos fornecedores;
– emitir e realizar pedidos de compras para suprir a necessidade dos demais setores da empresa;
– negociar formas de pagamento, entre outras.

Com as ameaças de instabilidades, crises e, por consequência, uma possível queda em vendas, muitas pessoas pensam que o papel de um setor de Compras é simplesmente reduzir a demanda de pedidos com seus fornecedores e aguardar as melhorias.

Porém, este setor tem um papel fundamental para não deixar as atividades nas mãos do fluxo da economia.

Nesses momentos, ele deve desempenhar um papel estratégico, que passa por análises macro e micro econômicas e a gestão de fluxo de pedidos e estoques.

Algumas estratégias fundamentais para enfrentar momentos de crise e melhorar sua gestão de crise

– Dar maior atenção as negociações que deverão ser fechadas de modo a gerar a maior economia possível seguindo os padrões de qualidade da empresa.

– Revisar negociações e contratos já fechados de modo a avaliar a possibilidade de renegociações com o objetivo de atingir uma maior margem de economia.

– Implementação de modo insourcing no setor de Compras devido à queda nas atividades de negociações diárias.

– Realização de pesquisas de novos produtos, matéria-prima alternativa, equipamentos, entre outros.

– Identificar quais são seus fornecedores estratégicos de modo a manter com eles um relacionamento estável, para que, com a volta da demanda de venda e produção, ambos estejam preparados para as melhorias.

– Mesmo com o aumento da demanda de trabalho e cobrança de redução de gastos, o setor de Compras deve ter sempre em mente que a fase de baixas é passageira.

– Realizar análises econômicas e elaborar um planejamento estratégico baseado em projeções para os próximos períodos econômicos e ter uma mentalidade positiva em relação ao contexto são fatores principais para enfrentar esses momentos, e brevemente voltar a ver a empresa dentro dos eixos.

E, para finalizar, indica-se que nos momentos dessas dificuldades, é sempre importante os gestores buscarem fazer uma análise de desempenho dos setores e de estímulo à busca do crescimento, já que a pressão do mercado pode revelar funcionários “vestindo a camisa da empresa”, trazendo ideias, propondo soluções e agregando maior valor às equipes que compõe os diferentes setores da empresa.

Gestão de crise.

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