GESTÃO DE FORNECEDORES: POR QUE ADOTAR ESSE PROCESSO
29/11/2016 - Por : Fábio Hoinaski - FornecedoresVocê tem uma boa gestão de fornecedores na sua empresa? Se a sua resposta é não, precisa começar a se atentar a essa questão.
Essa gestão é importante e estratégica para qualquer organização, porque permite alcançar o objetivo principal do departamento de compras: conquistar quantidade, qualidade, prazo e preço.
A partir disso, sua empresa consegue obter vantagem competitiva, tem mais possibilidade de se destacar no mercado e oferecer preços mais atrativos aos clientes mediante a oferta de um produto realmente de qualidade.
Pensando nesse contexto, neste post, vamos mostrar a importância de saber gerenciar os fornecedores, tratando também dos processos de avaliação e homologação. Vamos lá?
Importância da gestão de fornecedores
O mercado altamente competitivo exige que as empresas encontrem diferenciais para se destacarem da concorrência. Uma forma de fazer isso é gerenciar os fornecedores.
Em termos gerais, esse processo passa pela seleção, avaliação e homologação de fornecedores, bem como sua manutenção em um cadastro atualizado que serve de referência para as negociações.
Quando esse processo é feito de maneira eficiente, o resultado é o aumento da vantagem competitiva da organização, porque a empresa consegue oferecer produtos de qualidade no prazo acordado com o consumidor.
Essa é, portanto, a principal importância do gerenciamento de fornecedores. Mas também existem outros motivos que demonstram o porquê a seleção deles vem crescendo com o passar dos anos.
Algumas das razões são:
- Aumento do valor relativo aos itens adquiridos se comparado ao total de receitas obtidas pela organização.
- Facilidade na compra de produtos de outros países, como consequência do processo de globalização.
- Conquista de preços competitivos para produtos e serviços.
- Mudanças tecnológicas crescentes, que trouxeram mudanças na realização dos processos.
- Redução do ciclo de vida dos produtos, como resultado da velocidade crescente da tecnologia.
Isso significa que uma empresa que não seleciona e gerencia seus fornecedores tem mais dificuldades para se destacar no mercado e oferecer um produto passível de concorrência.
No entanto, existem dois processos que, como já falamos, devem ter bastante atenção: a avaliação e a homologação de fornecedores.
Avaliação de fornecedores na gestão de fornecedores
O processo de avaliação de fornecedores passa pela seleção deles, de acordo com critérios básicos e específicos. Os básicos são preço, prazo de entrega e qualidade.
O fornecedor deve unir esses 3 requisitos para oferecer um produto de qualidade. O preço, então, deve ser acessível, sem esquecer a qualidade (que deve atender às especificações exigidas pela sua empresa) e o prazo de entrega, que deve cumprir as necessidades da organização.
Além desses quesitos, também é preciso analisar outros itens importantes, como:
- Custo total de aquisição, ou seja, todos os custos que estão relacionados à compra do produto.
- Qualidade total do fornecedor, que analisa não somente a qualidade mínima esperada, mas tudo o que ele pode oferecer.
- Serviço prestado, que avalia a velocidade da entrega, a confiabilidade, a consistência e a frequência das entregas, o custo de transporte, a saúde financeira do fornecedor, sua capacidade tecnológica e de processo e sua estratégia e estrutura organizacional.
Podemos resumir, então, que a avaliação de fornecedores se resume a alguns elementos fundamentais, que são:
- Habilidade técnica: o fornecedor deve fornecer o produto desejado com as especificações técnicas exigidas.
- Capacidade produtiva: a produção deve atender às especificações do produto e produzir o máximo no menor tempo possível e sem defeitos e não conformidades.
- Confiabilidade: o fornecedor deve ser confiável e ter uma reputação sólida, bem como uma saúde financeira estável.
- Pós-venda: o fornecedor precisa fornecer suporte caso seja necessário repor peças ou fazer ajustes técnicos. Além disso, e preciso ter um bom atendimento no pós-venda em geral.
- Localização: muitas vezes, o fornecedor precisa estar próximo da sua empresa ou ter um estoque local para atender às demandas rapidamente.
- Preço: os preços devem ser competitivos. No entanto, isso não significa que o fornecedor deve oferecer o preço mais baixo, mas sim aquele com o melhor custo-benefício.
Como você pôde perceber, apesar de o preço ser importante, ele não pode ser o único critério a ser observado, porque, nesse caso, corre-se o risco de perder qualidade, ter um fornecedor que não tem um grande comprometimento e atrasar as entregas, o que causa prejuízos grandes para a reputação da sua empresa.
Homologação de fornecedores
Depois do processo de avaliação, chega a etapa de homologação dos fornecedores, que é a confirmação de que eles atendem às necessidades da sua empresa. Para isso, é preciso existir confiança e uma relação de transparência.
Fornecedores e empresa compradora devem estabelecer, portanto, uma relação de parceria, em que ambos trabalham em conjunto e buscam as melhores soluções que ambos os lados possuam vantagem competitiva.
Para que sejam homologados, os fornecedores devem ter antecedentes estáveis, apresentar documentos que comprovem sua eficácia, estar em dia com as exigências fiscais e ter qualificações técnicas e econômico-financeiras.
Analisando esses pontos e aqueles indicados anteriormente na avaliação de fornecedores, você consegue obter o máximo potencial dos fornecedores e tem a possibilidade de conseguir preços melhores por produtos de qualidade, que vão satisfazer o consumidor final.
Podemos dizer, então, que o gestão de fornecedores está relacionado não somente a uma ação estratégica da organização, que impacta o estoque e o financeiro devido à redução de custos.
Fazer essa gestão também auxilia a conquista de vantagem competitiva, o destaque no mercado perante a concorrência, a reputação da sua empresa e a fidelização de clientes.
Por outro lado, quando não se dá a devida atenção para esse quesito, o resultado é a falha de fornecedores que compromete o funcionamento de toda a sua empresa e ocasiona custos elevados.
Por isso, a dica é fazer o correto gestão de fornecedores por meio da avaliação da maturidade de cada um deles. Os benefícios que podem ser conquistados são:
- Conseguir melhores produtos.
- Obter melhores condições de negociação.
- Conquistar preços mais atrativos.
Considerando tudo o que colocamos neste post, será que a sua empresa faz uma correta gestão de fornecedores? Ou você ainda precisa melhorar os critérios de avaliação e homologação para obter melhores resultados? Se você tem alguma dúvida ou experiência a compartilhar, deixe seu comentário ou entre em contato conosco!