GESTÃO DE SUPRIMENTOS: 5 DICAS PARA ECONOMIZAR CUSTOS
10/04/2017 - Por : Fábio Hoinaski - E-procurementVocê já pensou que com uma boa gestão de suprimentos pode economizar dinheiro da sua empresa?
De acordo com um levantamento da consultoria Bain & Company divulgado pela revista Mundo Logística, as companhias conseguem economizar aproximadamente 10% de seu faturamento total com esse gerenciamento.
Isso é conseguido por meio da implantação de uma política de terceirização de serviços e excelência ao escolher equipamentos.
Mesmo assim ainda há um grande desafio a ser enfrentado.
No post de hoje vamos tratar melhor desse assunto. Vamos lá?
Como fazer uma boa gestão de suprimentos
O principal empecilho para gerenciar bem os suprimentos é a falta de boas práticas na gestão do departamento de suprimentos.
Considerando que os gastos com essa área representam cerca de 43% das receitas da empresa, esse número é preocupante.
É por isso que algumas ações devem ser adotadas para melhorar o gerenciamento de suprimentos.
Veja quais atitudes são recomendadas:
1. Use plataformas eletrônicas
As plataformas eletrônicas devem servir para convidar os fornecedores a fazerem suas ofertas. A ideia é funcionar como um leilão de concessão.
Um software para isso é o e-procurement, que permite que compradores encontrem fornecedores especializados de produtos e serviços.
2. Integre as áreas que realizam os pedidos e de suprimentos
Os setores que fazem os pedidos (qualquer um deles, desde a aquisição de um novo computador até o prestador de limpeza) e o de suprimentos devem trabalhar de forma integrada.
O objetivo é que todos possam visualizar o gasto total, que inclui os custos comerciais, de logística e manufatura.
Essa atitude é importante para que os setores não observem apenas seus interesses individuais e tenham uma visão global dos gastos.
3. Entenda a estrutura de custos dos fornecedores
Essa estrutura ajuda a identificar quando os fornecedores estão ganhando margens de lucro exageradas e permite criar soluções para que o produto ou serviço seja entregue da melhor forma possível.
4. Verifique se há duplicidade na supervisão dos terceirizados
Os casos de duplicidades levam à ineficiência do processo.
Por isso, esse deve ser uma das primeiras medidas a ser tomada.
Isso ocorre porque algumas companhias preferem manter estruturas internas a fim de controlar a performance dos serviços contratados com fornecedores.
Ou seja, é um retrabalho desnecessário e que gera custos para a organização.
5. Alinhe os bônus de incentivo às metas
Os funcionários da área de Compras podem ser incentivados a trabalhar melhor com esses bônus.
Mas eles devem estar sempre interligados com as metas da atividade fim.
6. Contrate especialistas para o setor de suprimentos
Essa área deve contar com profissionais experientes em outros nichos importantes para a empresa, porque isso ajuda a aumentar a eficiência e a reduzir os gastos.
7. Crie rotinas de discussão
Essas dicas só serão efetivamente implementadas quando você criar rotinas para a discussão delas na sua empresa.
Duas ideias são debater os custos por meio de fóruns e comitês.
Você também pode contar com canais de comunicação internos a fim de que a supply chain não seja composta somente por solicitações que entram e pedidos entregues.
Ainda devem existir sistemas que permitam mensurar e cobrar os resultados das ações.
Essas 7 dicas vão fazer você economizar custos com a gestão de suprimentos e permitirá que esse trabalho seja mais eficiente.
Para otimizar ainda mais o desempenho, leia o post Gestão de suprimentos: 11 coisas que você está esquecendo.