LOGÍSTICA REVERSA: COMO APLICAR NA SUA EMPRESA?

  03/03/2017 - Por : - Logística reversa: como aplicar na sua empresa

Você já parou para pensar o que a logística reversa pode fazer pela sua empresa?

A implementação dessa ideia permite diminuir os custos e oferecer um atendimento melhor aos consumidores.

Essa também é uma exigência da legislação.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que as organizações devem lidar com o seu lixo.

Essa é uma boa atitude pelo lado econômico e também por ser uma forma de ganhar vantagem competitiva.

Quer entender melhor como esse processo funciona e como sua empresa pode se beneficiar?

Acompanhe este post.

O que é a logística reversa?

Esse conceito tem a ver, é claro, com a logística, sendo um setor que opera, planeja e faz o controle das informações e do fluxo logístico para que os bens produzidos retornem à empresa após sua venda para que sejam descartados corretamente.

Um exemplo simples é o descarte de eletrônicos, pilhas e baterias.

Depois que elas param de funcionar, qualquer pessoa pode ir a um ponto de recolhimento, como as próprias lojas que vendem esse tipo de equipamento, e entregar os resíduos.

Isso começou a ser aplicado porque desde a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos as empresas começaram a ser responsáveis legais pelo descarte dos produtos.

Mas existem 2 formatos: de pós-venda e pós-consumo.

No primeiro caso, as mercadorias retornam para a empresa devido a fatores comerciais, erros na solicitação de pedidos, entre outras situações.

Já no pós-consumo os produtos são comprados, usados e então descartados pelo cliente.

Depois disso, elas podem voltar para o ciclo produtivo por meio dos canais reversos de pós-consumo, como o reuso, a reciclagem e o desmanche.

Como implantar na sua empresa?

O primeiro cuidado que se deve ter é estipular saídas que assegurem que os resíduos não se tornem lixo.

A melhor forma de fazer isso é criar um Plano de Resíduos Sólidos, que deve detalhar o ciclo de vida de cada mercadoria individualmente e a operação de tratamento para os resíduos durante a fabricação.

Esse processo não é tão simples, porque é preciso que você conheça muito bem os insumos e matérias-primas utilizados pela organização.

Em seguida, existem diferentes maneiras de fazer a implantação do conceito.

As mais comuns são a coleta e reciclagem de embalagens e a reutilização dos insumos.

Mas você pode adotar outras práticas, porque não é preciso reutilizar o lixo para fabricar novas mercadorias.

Por exemplo: é possível firmar parceria com catadores e cooperativas de materiais recicláveis, deixando a encargo desses terceiros a destinação final dos resíduos.

Veja a seguir algumas práticas que ajudam a ter uma boa implantação dessa ideia:

Adote uma política de trocas e devoluções

Essa é a melhor maneira de todos os colaboradores saberem o que devem fazer quando um cliente tenta devolver um produto.

Devem ser estipulados prazos e condições que estejam de acordo com os direitos do consumidor.

Ofereça um atendimento eficiente

A finalidade da logística feita de forma reversa não é apenas reduzir custos.

Ela também visa à satisfação do cliente.

Por isso, o atendimento deve ser feito com qualidade e o consumidor precisa ter sua demanda atendida da maneira correta.

Uma opção é implantar um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) que oriente o consumidor.

Estipule um protocolo para trocas e devoluções

Esse item está relacionado à política de trocas e devoluções.

Enquanto esta serve para indicar os casos em que o consumidor pode fazer a troca ou devolução, o protocolo está voltado para que os colaboradores entendam efetivamente o que deve ser realizado.

O objetivo é definir todas as etapas que devem ser cumpridas e de que forma precisam ser realizadas a fim de que o processo tenha o menor tempo possível.

Controle as finanças e o estoque

A devolução definitiva de um produto requer o reembolso ao cliente segundo a política da empresa.

Isso exige a realização de um controle financeiro adequado para que a empresa tenha recursos suficientes para fazer esse processo sem prejudicar o negócio.

Em caso de trocas a exigência é uma quantidade mínima de mercadorias em estoque para que o cliente possa fazer a escolha por outro produto.

Como você pôde ver, a logística reversa é uma obrigatoriedade que traz muitos benefícios à sua empresa.

Ela pode ser facilmente implantada, basta tomar algumas ações simples.

Agora, é só colocar essas ideias em prática.

Para aprofundar seus conhecimentos, leia o post Supply Chain Management e logística.

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