MAPA COMPARATIVO DE PREÇOS: 5 PASSOS PARA CRIAR UM
03/03/2015 - Por : Fábio Hoinaski - Processo de comprasUma das ferramentas mais eficazes para se obter informações sobre os valores praticados no mercado e aferi-los é o mapa comparativo de preços.
Quanto maior for o seu conhecimento sobre os seus fornecedores, melhor será o desempenho do seu negócio.
Esse método de pesquisa pode ser adotado por qualquer empresa, independentemente de seu porte.
A seguir, veja 5 passos para a elaboração de um mapa comparativo de preços.
1 – Definindo os objetivos da pesquisa
Qual a real necessidade e os motivos que o levaram a realizar essa pesquisa de comparação de preços?
Está buscando novos fornecedores e preços mais baixos? A definição desses objetivos será muito útil para a elaboração do mapa comparativo de preços.
É o processo no qual se estabelece o que se pretende alcançar com a adoção desse método de comparação, detalhando questões que deverão ser pesquisadas, direcionadas e particularizadas.
O objetivo principal é conhecer os fornecedores, seus clientes e sua política de atuação. Já os objetivos secundários dividem-se em:
1 – Quem são os fornecedores, seu tempo de atuação no mercado e seus principais clientes.
2 – Os tipos de produtos que comercializa e sua qualidade.
3 – Preço cobrado pelo frete, tempo e forma de entrega.
4 – Os tipos de cobrança, condições e prazos de pagamentos exigidos pelo fornecedor.
5 – Lote mínimo exigido, política de retorno, grade de produtos e promoções e descontos utilizados.
2 – Coletando os preços
A coleta de valores dos produtos corresponde ao levantamento das informações necessárias para a realização da pesquisa.
Você pode extrair informações do fornecedor através de seu site, entrando em contato por e-mail ou telefone.
Peça todas as informações referentes aos objetivos primários e secundários.
O tempo do levantamento poderá ser extenso, dependendo da quantidade de fornecedores disponíveis na sua área de atuação.
Com isso, você obterá informações com rapidez, flexibilidade, baixo custo e ampla cobertura.
3 – A tabulação de dados
A tabulação permite que os dados sejam reunidos e agrupados para serem adicionados posteriormente ao mapa.
Eles podem ser apresentados na forma de tabelas, gráficos ou comentários, destacando-se sempre as informações mais relevantes para facilitar a interpretação.
4 – Elaborando o mapa
A partir dos resultados observados, pode-se analisar a pesquisa de preços e elaborar o relatório final.
Neste, devem constar as respostas para os objetivos definidos no início da pesquisa a partir da apresentação das descobertas.
Divida o mapa por colunas, como as exemplificadas abaixo.
1 – Descrição: categoria dos produtos, como laticínios, bebidas, frios e massas.
2 – Fornecedor: nome da empresa e código.
3 – Porte: grande, médio ou pequeno.
4 – Preço: médio ou alto.
5 – Condições de pagamento: 30 dias ou 15 dias.
6 – Prazo de entrega: imediato, 10 dias ou 1 mês.
Essa análise o ajudará a planejar e implementar as ações que contribuirão para o crescimento do seu negócio.
5 – A tomada de decisão
A partir dos resultados obtidos com a pesquisa você poderá obter o seu mapa comparativo de preços.
Para definir fornecedores, recomenda-se apontar ao menos três empresas para cada categoria de produto e região geográfica.
A partir da comparação de preços, pode-se escolher fornecedores para uma empresa.
Essas medidas podem ser tomadas para a abertura de um novo negócio, inclusão ou exclusão de produtos comercializados e definição do posicionamento da empresa no mercado.
Você já fez um mapa comparativo de preços?
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