NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES: 4 DICAS PARA FIRMAR UMA PARCERIA DE MÃO DUPLA
19/06/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Processo de comprasA negociação com fornecedores é uma via de mão dupla. É preciso estabelecer uma relação de ganha-ganha.
Ou seja, ao mesmo tempo em que você vai adquirir um produto precisa oferecer contrapartidas que facilitem o fechamento do negócio.
Chegar a esse equilíbrio nem sempre é fácil.
É preciso trabalhar sempre visando à ética e ao respeito com o fornecedor.
Simultaneamente é necessário pensar na estratégia da empresa e nos requisitos de qualificação, a fim de que as compras sejam realizadas de modo adequado.
Como fazer isso? O primeiro passo é deixar o “jeitinho” de lado e procurar fornecedores que estejam alinhados às ideias, objetivos e valores organizacionais.
Além disso, há outras atitudes que podem ser tomadas.
No post de hoje vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar a negociar com os fornecedores.
Quer ver quais são elas? Acompanhe!
Negociação com fornecedores: o que fazer?
O ideal é que compradores e fornecedores estabeleçam uma relação de parceria. Esse relacionamento deve ser transparente para que se firme uma ajuda mútua.
É assim que se conseguirá a evolução do fornecedor, que contribuirá, mesmo que de modo indireto, ao crescimento do seu negócio.
O aumento, portanto, é proporcional.
O fornecedor também pode contribuir para a geração de promoções e ações de marketing interno, melhoria da qualidade dos produtos e serviços, entre outras possibilidades.
No entanto, pode ser difícil aplicar essa ideia no dia a dia.
Veja a seguir algumas dicas que vão auxiliar a boa negociação com os fornecedores:
1. Esteja disposto a contribuir
Uma parceria não pode ser unilateral é exatamente disso que estamos tratando neste post.
Os fornecedores não podem ser selecionados com base na crença de que vão trazer benefícios somente para o seu negócio.
Esteja disposto a oferecer algo positivo, a contribuir para o fornecedor, que é um parceiro.
Tenha em mente que esse mecanismo de colaboração deve ser sempre de mão dupla e atitudes simples podem estabelecer esse elo, como divulgar um produto ou evento, emitir uma opinião construtiva, indicar o serviço etc.
2. Identifique competências
O relacionamento entre sua empresa e os fornecedores deve oferecer vantagens para ambas as partes e para que isso dê certo é preciso identificar competências.
Por isso, ainda no processo de seleção, verifique os pontos positivos que podem ser oferecidos para ambas as partes.
Aproveite esse momento para desenvolver competências, mostrar seu trabalho e ser reconhecido por ele e indicar de que forma pode colaborar com o fornecedor.
Verifique ainda os conhecimentos que faltam para o fortalecimento da sua empresa.
3. Determine objetivos
O relacionamento com os fornecedores gerará mais valor quando existirem objetivos bem definidos. Há diversas possibilidades.
Estabeleça aquelas que estejam condizentes com as necessidades e interesses de todos os envolvidos na negociação.
Entre as possibilidades dos objetivos estão a troca de indicações e divulgação, auxílio à construção de autoridade no mercado, formação de parceria para vendas etc.
4. Alinhe as visões de mercado
Seus fornecedores devem ter uma visão alinhada à sua e à estratégia estabelecida.
É necessário ter uma parceria duradoura e forte, que permita que ambas as empresas possam se desenvolver de modo estratégico.
O alinhamento da visão ainda possibilita que o padrão de qualidade e os princípios éticos sejam cumpridos.
Assim não há imprevistos e você não se envolve em polêmicas e problemas causados por um comportamento diferente daquele que sua empresa adota.
Agora você já sabe o que deve fazer para estabelecer uma via de mão dupla na negociação com fornecedores pense sobre os aspectos citados e veja o que precisa mudar na sua empresa.
Aproveite para se aprofundar no assunto vendo outras 4 regras de negociação para ter melhores resultados.