POR QUE TER UMA VISÃO GLOBALIZADA PARA A QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES?

  01/02/2022 - Por : - -

Sua empresa faz a qualificação de fornecedores de forma automática? Essa não é a melhor estratégia. Esse é um processo muito importante para o seu negócio e, por isso, exige uma visão globalizada.

Parece estranho? Na verdade, o objetivo é assegurar quantidade, qualidade e bom preço para garantir a satisfação dos clientes e manter sua vantagem competitiva.

Porém, muitos são os obstáculos enfrentados ao longo desse procedimento.

Neste artigo, vamos indicar o que você precisa fazer para ter uma visão mais ampla para qualificar bem os seus fornecedores.

Quer saber mais? Acompanhe!

A qualificação de fornecedores e a visão globalizada do negócio

A avaliação de possíveis parceiros abrange diferentes características, exigências e atributos.

No entanto, esses aspectos trouxeram mais dificuldade ao processo de qualificação.

Afinal, as empresas buscam mais que preço e qualidade competitivos.

O objetivo é encontrar um critério que se sobressaia, seja um verdadeiro diferencial para impactar positivamente as suas vendas.

Em outras palavras, os gestores descobriram que a boa qualificação de fornecedores permite atender os clientes com mais competência e isso traz benefícios aos lucros empresariais.

Nesse cenário, qual a necessidade de ter uma visão globalizada?

A resposta é simples: o acompanhamento das tendências e das notícias do mercado financeiro ajudam a entender os aspectos relevantes em outros países, que podem inovar a sua empresa.

A ideia é se manter conectado às tecnologias e possibilidades de importação por meio de feiras internacionais.

É assim que você conseguirá implantar diferenciais no seu empreendimento.

Nesse contexto, você pode ir além e buscar fornecedores em outros países, algo bastante comum nos dias atuais devido às importações da China.

Essa situação pode trazer redução de custos e agregação de valor ao seu negócio.

A manutenção de uma relação de parceria com os fornecedores

A qualificação é um procedimento necessário para estabelecer uma relação de parceria com os fornecedores.

Por isso, mesmo que eles estejam em outros países, é importante ir até à sede, visitar as dependências, conhecer a equipe e outros detalhes, como capacidade produtiva, habilidade técnica e processos tecnológicos utilizados.

Assim, mais do que estreitar o relacionamento, é possível tirar dúvidas e estabelecer confiança entre as partes.

Desse modo, os dois lados conseguem se beneficiar das negociações e firmar uma relação de “ganha-ganha”.

É por isso que a visão globalizada é altamente necessária para o negócio e o processo de qualificação.

Traz mais eficiência, benefícios e ainda aumenta a competitividade.

Os prejuízos de uma qualificação de fornecedores errônea

A desorganização e falta de critérios nesse procedimento ocasiona diferentes prejuízos para a sua empresa.

Entre os problemas gerados estão:

  • desperdícios;
  • retrabalho;
  • transtornos;
  • devoluções devido à compra de itens de pouca qualidade;
  • paralisação de produtos no estoque, ocupando espaço e gerando custos;
  • entrega de produtos atrasada;
  • condições de pagamento desfavoráveis.

Assim, torna-se muito claro que a organização e eficiência na qualificação ajuda a transformar o relacionamento da sua empresa com os fornecedores.

A consequência é um atendimento qualificado ao cliente, maior participação de mercado, aumento da vantagem competitiva e elevação da lucratividade.

E na sua empresa, você já estabeleceu uma visão globalizada para a qualificação de fornecedores ou ainda falta melhorar esse aspecto?

Conte para a gente deixando seu comentário.

FAQ

Saiba por que ter uma visão globalizada para qualificação de fornecedores

Com a qualificação de fornecedores e a visão globalizada do negócio, a avaliação de possíveis parceiros abrange as diferentes características, exigências e os atributos. Entretanto, esses aspectos trouxeram mais dificuldade ao processo de qualificação. Afinal, as empresas buscam mais que preço e qualidade competitivo.

Pois,  o objetivo é encontrar um critério que se sobressaia seja um verdadeiro diferencial para impactar positivamente as suas vendas. Em outras palavras os gestores descobriram que a boa qualidade de fornecedores permite atender os clientes com mais competência bem como isso traz benefícios aos lucros empresariais.

Então nesse cenário qual a necessidade de ter uma visão globalizada você sabe? saiba que a resposta é bem simples o acompanhamento das tendências e das notícias do mercado financeiro ajuda a entender os aspectos relevantes em outros países que pode inovar a sua empresa.

A ideia então é se manter conectada às tecnologias e às possibilidades de importação por meio de feiras Internacional. Pois é assim que você conseguirá implantar os diferenciais do seu empreendimento. Então, nesse contexto você pode ir além e buscar fornecedores em outros países que é muito comum nos dias atuais devido à importação da China. Então essa situação pode trazer redução de custos e também a agregação de valor ao seu negócio.

E a manutenção de uma relação de parceria com os fornecedores bem como a qualificação é um procedimento necessário para estabelecer uma relação de parceria com os fornecedores. Sendo por isso que mesmo que eles estejam em outros países é importante e até a sede visitar as dependências conhecer a equipe e outros detalhes como por exemplo a capacidade produtiva as habilidades técnicas e os processos tecnológicos utilizados.

E assim mais do que estreitar o relacionamento é possível tirar dúvidas e estabelecer confiança entre as partes. E também desse modo ambos os lados conseguem se beneficiar das negociações e firmar uma relação de ganha ganha. Sendo por isso que a visão globalizada é altamente necessária para o negócio e o processo de qualificação. Pois traz para você mais eficiente benefício e ainda aumenta a competitividade.

Quais os prejuízos de uma qualificação de fornecedores errônea?

Saiba que a desorganização e a falta de critérios nesse procedimento ocasiona diferentes prejuízos para a sua empresa. Entre os problemas que são gerados estão os desperdícios,  o retrabalho os transtornos, a paralisação de produtos no estoque que ocupa espaço e gera custos, entrega de produto atrasada, entre outros.

Assim se torna muito claro que a organização e a eficiência na qualificação ajuda a transformar o relacionamento da sua empresa com os fornecedores. E a consequência é um atendimento qualificado ao cliente maior participação de mercado aumento da vantagem competitiva e a elevação da lucratividade.

Para saber mais informações sobre Porque ter uma visão globalizada da qualificação de fornecedores  confira essa e outras matérias aqui no nosso blog!

4.6/5 - (24 votes)

Avalie esse Post

4.6/5 - (24 votes)