PROFISSIONAL DE COMPRAS: 10 CAPACIDADES QUE VOCÊ DEVE TER
20/04/2017 - Por : Fábio Hoinaski - Área de comprasA sua empresa depende de um profissional de compras.
O problema é que ainda há poucos especialistas nessa área e nem sempre eles possuem todas as habilidades necessárias.
Quais são essas competências?
No post de hoje reunimos 10 habilidades que fazem um profissional ser um verdadeiro expert na área de Compras.
Conhecê-las é a melhor forma de contratar a pessoa adequada para o cargo.
Veja a seguir quais são as capacidades necessárias para exercer a função:
1. Organização
Essa é a primeira competência necessária para um profissional excelente, porque o Setor de Compras precisa atuar em diferentes frentes de trabalho, o que exige organização, a manutenção dos documentos em ordem, a criação de uma rotina de trabalho e a responsabilidade de delegar ou distribuir tarefas.
O profissional também precisa ter uma técnica para fazer o follow up dos assuntos.
É dessa forma que ele garantirá um resultado mais satisfatório e poderá trabalhar com antecipação, e não sob a pressão de outros setores.
2. Relacionamento
O relacionamento e a capacidade de trabalhar em equipe são habilidades fundamentais atualmente.
Para a área de Compras é ainda mais necessário, porque esse setor relaciona-se a todos os outros e está sempre necessitando de informações e da colaboração desses departamentos para a boa execução de suas atividades.
Para assegurar a colaboração, o profissional em Compras precisa mostrar a importância dessa ação e convencer os outros colaboradores a atuarem dessa forma.
É assim que se alcança maior organização, produtividade e eficiência.
3. Conhecimento sobre os produtos e serviços
A compreensão das características e especificações dos produtos e serviços é uma habilidade fundamental ao comprador.
Ele deve conhecer os principais riscos e oportunidades do segmento em que sua empresa atua e identificar possibilidades de melhoria ou redução de custos.
Por exemplo: por meio do entendimento do produto ele pode encontrar um material diferente que tenha uma boa qualidade e valor mais baixo.
Para chegar a esse resultado também é preciso estar no fornecedor com frequência para obter informações que auxiliem o aumento do desempenho.
4. Atualização
A atualização do comprador a respeito do mercado externo e interno é imprescindível para assegurar maior eficiência em sua função.
Esse especialista deve participar de eventos, feiras e congressos e identificar novidades tecnológicas que possam trazer inovação para a empresa.
5. Ética
As negociações realizadas pelo profissional em Compras devem ser baseadas na ética.
Todas as informações devem ser informadas de forma objetiva e clara, incluindo as etapas do processo de compras, o que é esperado dos potenciais fornecedores e o feedback para as empresas que não foram escolhidas.
Evite fazer alterações, mas, caso haja alguma mudança no meio do processo, deixe claro para os participantes da negociação.
Lembre-se também de fazer pesquisas de mercado com certa frequência, deixando essa prática evidente para o atual fornecedor e para aqueles que estão se candidatando a isso.
6. Conhecimento da estratégia
O conhecimento dos produtos e serviços não é suficiente.
O profissional em Compras precisa compreender a estratégia da empresa para alinhar suas negociações e conseguir atingir os objetivos traçados.
Por exemplo: você pode negociar um preço mais baixo por unidade com um fornecedor e comprar em maior quantidade.
Essa decisão, porém, não será válida se a estratégia organizacional prever a redução de estoques para começar uma nova linha de produção.
7. Análise estratégica
As empresas cada vez mais apostam em planejamentos estratégicos de longo prazo.
O profissional em Compras deve contribuir para esse processo repassando informações de que tenha conhecimento.
Os dados devem ser baseados tanto no conhecimento que possui sobre o produto ou serviço quanto na atualização que obtém em eventos, congressos, seminários e feiras.
O objetivo é direcionar a empresa conforme as tendências de compra de insumos para os anos seguintes.
8. Trabalho com indicadores
O bom trabalho do comprador só será comprovado por meio de números.
Esse especialista deve trabalhar com indicadores, que devem ser acompanhados e apresentados com frequência para a diretoria a fim de mostrar sua eficiência.
Como consequência, os dados vão mostrar o que deve ser melhorado quando algo fugir à normalidade.
Entre os dados que devem ser acompanhados estão: desempenho da entrega e qualidade dos fornecedores, variações de preço em determinado intervalo de tempo, entre outros.
9. Conhecimento em negociação
O profissional em Compras deve saber negociar e reunir o máximo de informações possíveis a partir do fornecedor, da concorrência e de sua participação em eventos.
Essa visão ampla permite tomar decisões mais acertadas, entender qual é o objetivo de cada negociação e como ele pode ser alcançado.
10. Habilidade em outros idiomas
O profissional em Compras deve saber falar inglês, espanhol e outros idiomas.
Quanto mais conhecimento ele tiver, melhor.
É assim que ele poderá se comunicar com diversos países a fim de encontrar o melhor negócio estratégico para a empresa.
Como você pôde perceber, essas 10 habilidades são fundamentais para o profissional de Compras e ajudam esse especialista a se destacar e ser mais eficiente em suas ações.
Agora que tal conhecer as 10 qualidades que todo gerente de Compras deve ter? Aproveite e leia.