FORNECEDOR: UMA PRIORIDADE EMPRESARIAL, CONSTRUA SUA REDE
22/01/2015 - Por : Fábio Hoinaski - FornecedoresAinda há a percepção equivocada de que a utilização das redes de fornecedores requer investimentos elevados.
Mesmo assim, o estudo do Aberdeen Group identifica o interesse cada vez maior na adoção de sistemas de integração que reúnam empresas compradoras e vendedores.
A pesquisa de 2012 aponta uma tendência irreversível no cenário corporativo, no qual a automação assume papel estratégico.
De acordo com a pesquisa, a busca incessante pela redução de custos nas companhias trouxe importantes avanços na adoção de redes.
O Aberdeen Group destaca, por exemplo, o maior conhecimento sobre os fornecedores e as vantagens decorrentes do desenvolvimento das tecnologias de processamento e armazenamento na nuvem.
Importância estratégica da rede de fornecedor
A pesquisa apresenta dados que revelam como a adoção de redes de fornecedor ganha importância entre as prioridades das companhias.
Os gestores reconhecem a urgência da automação de processos e identificam a aquisição de insumos e matérias primas como ponto central na estratégia empresarial de curto e médio prazo.
A percepção do valor das redes de fornecedores é elevada.
Para 43% dos entrevistados, elas são “muito importantes”.
Já 14% dos gestores as consideram “essenciais”.
Outros 13% atribuem valor moderado às redes.
As percepções positivas somam 70% do universo estudado.
Apenas 17% dos gestores classificam as redes de fornecedor como “baixa prioridade” para seus negócios.
Para 12%, elas são indiferentes, e 1% não soube opinar.
Os números da pesquisa demonstram que a opção por redes de fornecedor entrou na agenda estratégica tanto das empresas compradoras quanto das vendedoras.
A perspectiva de ganhos financeiros sustentáveis estimula o investimento na automação de processos – notadamente aqueles que envolvem a troca de documentos por meios eletrônicos.
A redução drástica de intervenções manuais minimiza a possibilidade de erros, atrasos ou retrabalho.
O grande desafio, no momento, consiste em atrair um fornecedor para as redes.
Para isso, é necessário mostrar aos potenciais interessados as vantagens do sistema.
Um dos argumentos com maior poder de persuasão se refere justamente ao quadro no qual as empresas compradoras de insumos e matérias primas dão prioridade aos processos automatizados.