SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL: COMO OTIMIZAR OS PROCESSOS DO SEU DEPARTAMENTO DE COMPRAS

  28/03/2017 - Por : -

O Sistema de Gestão da Qualidade Total (SGQ) é uma estratégia que deve ser adotada pelas organizações a fim de garantirem a máxima qualidade em seus processos organizacionais.

Essa prática também é adotada para o setor de Compras para que os resultados sejam potencializados.

Atualmente, empresas de todo o mundo adotam o Total Quality Management, como também é chamado o SGQ.

O objetivo delas é implantar, gerenciar e verificar a qualidade dos novos processos. Em que isso resulta?

Maior satisfação dos clientes e melhorias na reputação da empresa, em seu desempenho e cultura organizacional.

Mais do que isso: a SGQ impacta em redução de custos, porque a empresa consegue fazer aquisições com o melhor custo-benefício e tem maior poder de barganha.

Neste post vamos mostrar a importância da SGQ e de que forma ela pode maximizar os processos do departamento de Compras para que sua empresa tenha os melhores resultados. Vamos lá?

Sistema de Gestão da Qualidade Total: o que é

Esse conceito tem como objetivo implantar uma estratégia de gestão cujo foco é gerar a consciência de qualidade em relação aos processos organizacionais e às pessoas que estão envolvidas.

Podemos entender a SGQ como sendo uma ação para direcionar e controlar a empresa a fim de obter melhorias em seus serviços ou produtos.

A finalidade é assegurar maior satisfação em relação aos clientes.

Mas precisamos lembrar de que o termo “total” presente na sigla indica que todas as partes envolvidas no processo devem trabalhar a questão da qualidade.

Isso inclui revendedores, distribuidores, fornecedores e qualquer outro parceiro que sua empresa tenha.

Para adotar a SGQ não é preciso ter a certificação da ISO 9001.

Mesmo assim existe a possibilidade de conquistar essa autenticação para adotar as melhores práticas.

Princípios da Sistema de Gestão da Qualidade

A ISO 9001, na versão de 2015, definiu 7 princípios para que as empresas apliquem a SGQ. São eles:

Foco no cliente

O consumidor é a principal razão de qualquer empresa, já que eles não há companhia.

O objetivo da qualidade total é satisfazer os clientes e atender suas demandas.

É importante destacar que essas necessidades podem ser atuais ou futuras e devem ser preferencialmente superadas.

Gestão dos relacionamentos

A empresa deve procurar sempre o relacionamento com vantagens mútuas com os fornecedores.

Isso pode ser conseguido por meio de alianças estratégicas, respeito entre as partes e parcerias.

Afinal de contas, o trabalho conjunto possibilita a criação de valor.

Liderança

Os líderes e gestores da empresa devem procurar criar e manter um ambiente com qualidade de vida no trabalho, no qual os colaboradores possam executar suas atividades de forma adequada e produtiva e se sintam motivados e engajados para cumprir os objetivos organizacionais.

Engajamento das pessoas

Os colaboradores são o principal elemento da empresa.

A SGQ prevê o envolvimento de todos os funcionários.

Eles devem compreender o que é a qualidade total e usar suas habilidades e conhecimentos para trazer benefícios para a companhia e para os clientes.

Abordagem por processos

Esse elemento permite ter uma visão sistêmica a respeito de todo o funcionamento da empresa.

Dessa forma é possível ser mais eficiente nos resultados.

Melhoria contínua

O objetivo é que a empresa mantenha a qualidade de seus produtos de acordo com suas demandas atuais ou futuras.

Também tem como finalidade encantar os clientes por meio da melhoria contínua de serviços ou produtos.

Tomada de decisão baseada em fatos

As decisões devem ser tomadas a partir de fatos, dados e análise de informações.

Para isso é preciso implantar e manter um sistema eficiente de monitoramento.

Aliando esses 7 princípios ao trabalho do setor de Compras, vemos que a qualidade da matéria-prima ou da mercadoria é primordial, porque é a partir dela que o cliente ficará satisfeito.

Além disso, vemos que optar pelo custo-benefício e não pelo preço é uma estratégia interessante, que permite implantar processos mais eficientes no setor.

Software de compras e a Sistema de Gestão da Qualidade

Para que a sua empresa implante os princípios da SGQ no departamento de Compras, nada melhor do que usar um software específico para essa finalidade.

Esse sistema permite gerenciar de maneira mais adequada as tarefas do setor, por exemplo, a gestão de compras, fornecedores e recebimentos.

A consequência é a redução de custos, já que os processos se tornam mais eficientes e a empresa somente adquire os itens de que realmente precisa.

Ou seja, ela trabalha com a ideia do estoque mínimo.

O software de compras também ajuda a encontrar os melhores fornecedores e, junto com a plataforma de e-procurement, possibilita fazer o acompanhamento de todas as etapas dos processos de compras.

Assim sua empresa obtém informações estratégicas que ajudam a tomar decisões e automatizar o fluxo de negociações.

E você, já adota os princípios do Sistema de Gestão da Qualidade Total no setor de Compras da sua empresa?

Se a sua resposta é não, siga as dicas que repassamos e entre em contato conosco para ver de que forma pode maximizar seu potencial.

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