TÉCNICAS DE COMPRAS: CONHEÇA 6 PARA MELHORAR SUA NEGOCIAÇÃO

  20/06/2017 - Por : -

Saber negociar é imprescindível em qualquer empresa.

É por meio das técnicas de compras que se pode reduzir custos e conseguir melhores condições de pagamento sem interferir na qualidade do produto.

Apesar de esse ser o objetivo de qualquer setor de Compras, muitos gestores e empreendedores não conhecem as técnicas que podem aplicar em seu negócio.

Este é o assunto do post de hoje.

Aqui, vamos mostrar a você vários métodos que podem ser adotados no seu negócio, independentemente do tamanho ou do segmento em que sua empresa atua.

Assim você poderá negociar melhor e alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Então vamos lá?

Técnicas de compras: quais métodos usar?

As técnicas de negociação têm como finalidade permitir a redução de custos e alcançar melhores condições de compra.

Elas possuem algumas diferenças entre si, mas o objetivo é sempre o mesmo.

Por isso o que você deve observar neste post é o modelo que mais se encaixa à sua realidade. Você também pode testar mais de um método até chegar àquele que deseja.

Veja a seguir 6 diferentes dicas de técnicas para compras que podem ser adotadas:

1. Adote a técnica dos 10%

A ideia dessa prática é definir um limite máximo para o orçamento e, então, reduzi-lo em 10%.

Para ficar mais claro, veja esse exemplo: se você determinar que pode pagar R$ 1.000, diga ao fornecedor que pagará R$ 900.

Pode ser que a sua oferta não seja aceita.

Por isso é preciso ter flexibilidade e negociar até atingir o valor máximo do orçamento.

Ouro ponto relevante nesse método é ter certeza de que o desconto solicitado é condizente com a qualidade do produto.

2. Deixe claro que possui outras opções de fornecedores

O fornecedor deve ser valorizado e é imprescindível que você estabeleça um bom relacionamento.

No entanto, mesmo que você tenha interesse em um item específico, deixe claro que pode contar com outras opções.

Essa técnica pressiona o fornecedor e demonstra que você pode fechar o negócio com outra empresa.

O resultado? A tendência é que o negócio seja fechado mais facilmente e com um preço mais atrativo.

O cuidado que se deve ter é que essa técnica só pode ser adotada caso você realmente tenha outras opções de fornecimento.

Se não tiver, pode acabar ficando na mão ou até mesmo ter que pagar um valor muito mais elevado para ter acesso ao produto ou serviço.

Recomenda-se, portanto, fazer outros orçamentos antes de negociar.

3. Indique quais são as objeções

O processo de negociação geralmente possui algumas objeções por parte do comprador. Deixe claro quais são elas, porque isso demonstra exatamente o que você precisa.

O fornecedor, então, pode oferecer soluções que atendam às suas necessidades – e isso aumenta seu poder de aquisição.

Outra vantagem dessa técnica é que a negociação é feita considerando essas objeções, e não com base em uma oferta geral.

Assim é mais fácil fechar o negócio e chegar ao “ganha-ganha”.

4. Use os gatilhos mentais

Essa é uma técnica da psicologia, mas que pode – e deve – ser adotada nas empresas.

Os gatilhos mentais são ferramentas de comunicação que permitem que o locutor seja convencido a fazer algo de forma inconsciente.

No caso de uma negociação, é uma maneira de fazer o fornecedor vender com um preço mais baixo e condições mais atrativas.

Há diversos gatilhos mentais que podem ser utilizados.

Um dos mais eficientes é o da reciprocidade.

Nesse caso você oferece um benefício para o fornecedor em troca da negociação.

Por exemplo: faz o pagamento à vista ou se compromete a fazer negócios em longo prazo para ter preços menores.

5. Controle o seu lado emocional

O controle emocional é importante em qualquer negociação. Sem isso você pode simplesmente colocar tudo a perder.

Por isso, administre suas emoções e evite mostrar muita empolgação, por exemplo.

Se o fornecedor perceber isso, pode aproveitar essa situação para cobrar um valor mais alto ou não oferecer o desconto.

Além disso, você corre mais riscos de fechar o negócio no impulso.

6. Utilize a técnica do espelho

A postura corporal é importante na negociação.

Alguns gestos e comportamentos podem indicar o que você está tentando esconder na fala, por exemplo.

Outro fator relevante é que a postura corporal pode repassar mais confiança e empatia para o fornecedor, o que faz com que ele esteja mais aberto para negociar.

Para gerar esses sentimentos a dica é imitar alguns gestos do fornecedor.

Apenas cuide para não copiar todos os trejeitos, porque pode parecer falso.

O ideal é encontrar situações específicas que podem ajudar a fechar o negócio.

Assim você obtém mais sucesso na negociação.

Com essas técnicas de compras você tem mais possibilidade de ter êxito, o que vai trazer vários pontos positivos para o seu negócio.

E você, já aplica algumas dessas ideias?

Conheça outras 4 regras de negociação para ter melhores resultados para sua empresa.

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