TI E LOGÍSTICA: VEJA COMO ESSA RELAÇÃO PODE MELHORAR SEUS RESULTADOS

  07/07/2017 - Por : -

A logística é uma área essencial para a sua empresa. Porém, é normal ser necessário otimizá-la. É aí que entra o papel da Tecnologia da Informação (TI).

Ela permite alcançar novos patamares por meio de ferramentas que suportam as atividades logísticas, melhorando a execução e controle dos processos.

Por sua vez, o departamento logístico assegura que as empresas tenham mais eficiência e tenham um bom desempenho.

Neste post, vamos apresentar como a TI pode melhorar os processos logísticos e de que forma pode ajudar na tomada de decisões a partir da coleta, manutenção e manipulação de dados organizacionais.

Acompanhe!

A relevância da TI nas organizações

O gestor e o empreendedor precisam tomar decisões continuamente.

Esse processo deve ser subsidiado por informações, que podem ser coletadas e analisadas por meio das ferramentas proporcionadas pela TI.

O objetivo é aumentar o fluxo de informações, o que significa elevar as operações, atividades e competitividade com a possibilidade de reduzir os custos. Isso porque a TI traz dados a respeito de diversos aspectos, como atendimento, crescimento em vendas, raio de atuação etc.

Assim é possível trabalhar com eficiência e eficácia, ou seja, executar bem os processos com o mínimo de recursos a fim de alcançar os objetivos traçados.

A TI, portanto, ajuda a alavancar o negócio, trazendo mais competitividade.

A relação entre a TI e a logística

Os processos logísticos dependem de informações constantemente. É preciso saber dados de clientes, verificar a movimentação em estoque, fazer o controle do giro dos produtos, entre outros detalhes.

Fazer esse compartilhamento de informações manualmente é ineficaz, porque é lenta e passível a erros. Por sua vez, a TI faz a ponte entre as unidades de negócio (por exemplo, matriz e filiais) e clientes e empresa.

Por isso, há 3 motivos essenciais pelos quais a TI deve ajudar a melhorar os processos logísticos e a cadeia de suprimentos:

  • Os clientes desejam saber as informações sobre uma ordem de serviço, a programação da entrega, a disponibilidade de produtos e dados de faturamento. Portanto, são dados úteis e que devem ser ofertados;
  • Os gestores sabem que as informações adequadas ajudam a reduzir estoques e necessidades de recursos humanos. Isso porque é possível fazer um planejamento de acordo com a demanda, o que diminui as incertezas;
  • A disponibilidade de informações elevam a flexibilidade dos processos e possibilitam entender onde, quando e quanto os recursos podem ser usados para alcançar vantagens estratégicas.

As ferramentas de TI voltadas para a logística

Os sistemas adequados ajudam a manter os processos de TI mas produtivos e alinhados aos logísticos. Para isso é preciso usar ferramentas, como as que citamos a seguir:

Warehouses Management System (WMS)

Esse sistema integra e processa informações de acordo com o local em que o produto está armazenado. Por isso, o WMS auxilia o gerenciamento das operações diárias dos armazéns e permite tomar decisões operacionais, como definição de endereçamento de produtos, de rotas de coleta etc.

A finalidade é aprimorar as atividades administrativas e operacionais relativas ao processo de armazenagem, inclusive inspeção, recebimento, estocagem, endereçamento, separação, expedição, embalagem, emissão de documentos, entre outras.

Essas atividades, quando integradas, atendem às necessidades logísticas, o que maximiza os recursos e diminui os desperdícios de pessoas e tempo.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Esses softwares são sistemas integrados de gestão que integram diferentes dados dos departamentos e os disponibilizam em um só lugar. A consequência é uma ajuda à parte gerencial, já que as informações são mais acessíveis.

Com o ERP, por exemplo, o setor de Vendas negocia um item e atualiza no estoque. Automaticamente o financeiro sabe que há o faturamento daquele produto e a área de Compras é avisada da necessidade ou não de adquirir mais insumos.

Softwares de e-procurement

Essas plataformas facilitam a busca por fornecedores, principalmente os especializados. Por meio delas consegue-se fechar negócios mais rapidamente e analisar as propostas para emitir as ordens de compras.

Por que isso ajuda os processos logísticos? Simples. Ao antecipar as compras e realizá-las adequadamente consegue-se ter um fluxo mais adequado da cadeia de suprimentos.

Isso impacta diretamente as questões logísticas, que são beneficiadas com o planejamento. Ao mesmo tempo, torna-se mais fácil encontrar um fornecedor de última hora, caso seja necessário.

Para você entender melhor essa relação leia o post que trata do supply chain management e logística.

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